Clique aqui e consulte nossas políticas.
Prefeitura de Santo Antônio do Paraíso - PR
Acompanhe-nos:
Conheça nossa História

História de Santo Antônio do Paraíso

Em 1936 que se instalaram as primeiras famílias nesse hoje valoroso município, atraído pela fertilidade de seu solo, próprio à cultura de café e cereais. Iniciou o povoamento daquelas terras, pelas sucessivas imigrações de todos os quadrantes deste Estado e de outra federação.

As primeiras famílias a chegar naquele rincão foram as dos Srs. SEBASTIAO ALVES E PEDRO VEIGA, procedentes de Ibaiti e Pirai do Sul, deste Estado, depois chegaram às famílias de SALVADOR DIAS MACHADO e FRANCISCO DIAS, vindas de Soledade RIO GRANDE DO SUL, posteriormente, procedentes de Uruês, Estado de São Paulo, chegaram DIOGO NAVARRO e sua família.

Logo que os pioneiros aqui chegaram trataram de dar um nome ao povoado e passaram a chamá-lo de “Patrimônio do Dez", visto ter 10 quilômetros até a estrada que liga Nova Fátima a Congonhinhas. Em seguida, o povoado passou a ser conhecido como "Santo Antonio do Pary", por possuir um manancial aquático com este nome.

Quatorze anos depois ou em 1950, deu-se inicio as medições de terras executadas pelo Engenheiro Dr. ELIAS DANHER e o Agrimensor Sr. EUGENIO MACHADO DE ALMEIDA. Dai surgiu o povoado onde se situa a sede do Município com a denominação de “PATRIMONIO DO DEZ” As terras da cidade de Santo Antonio do Paraíso, foram adquiridas por compras pelo Sr. JOAO CARNEIRO GIRALDES e de GEREMIAS LUNARDELLI S/A, e MIGUEL QUEIROZ e sua mulher, cabendo a iniciativa de divisão de chácaras e datas, as quais vendidas deram ensejo a diversas casas aqui construídas que já formou o inicio do povoado, inclusive foi construída a capela dedicada a SANTO ANTONIO. Criado o Distrito Administrativo e Judiciário pela Lei 1573 de 14 de dezembro de 1953, com a Denominação de SANTO ANTONIO DO PARY.

ELEVAÇAO A MUNICÍPIO

A historia de Santo Antonio do Paraíso está intimamente ligada à de São Jerônimo da Serra, dele se desmembrando somente em 1954. São Jerônimo da Serra foi fundada em 1.854, com a finalidade de catequizar os índios Caingangues que habitavam a região. A direção do aldeamento, que recebeu o nome de aldeamento de SANTO TOMAS DE PAPANDUVA, foi entregue ao sertanista JOAQUIM FRANCISCO LOPES, que foi substituído em 1.867 por Frei Luiz de Cemitille

Conforme a Lei n.1542 de 14/11/1954, Santo Antonio do Pary, como era denominado, foi elevada a categoria de Distrito pertencente ao Município de São Jerônimo da Serra, a 25/07/1960, com a Lei no 4.245, foi elevado a Município, desmenbrado-se do Município de origem. A partir de 12/05/64, com a Lei nº 4.865, passou a chamar-se definitivamente SANTO ANTONIO DO PARAÍSO, sendo instalado oficialmente no dia 29/10/61.

Instalou-se o Cartório de Registro Civil e Anexos em 1953, sendo seu primeiro Titular o Sr. OSCAR DE MENEZES VIERA, ao qual sucedeu o Sr. OSWALDO ALCANTARA FERREIRA.

Desmembrado do Município de São Jerônimo da Serra pela Lei nº 4.245, de 25/07/1960 e instalado em 10 de setembro de 1960, sendo seu Primeiro Prefeito o Sr. OSCAR MENEZES VIEIRA (Decreto 31 361 de 10 de agosto de 1960), o qual exerceu a função de Prefeito ate 30 de novembro de 1960, sucedendo-lhe o Sr. SALOMÃO BONIFACIO, ERNESTO DIAS RIBEIRO E JOAO MARIA BUENO.

Com o advento das eleições foi eleito em 03 de outubro de 1961 o Sr. ALCIDES ALEIXO DE OLIVEIRA, instalou-se no mesmo ano a Coletoria Estadual, sendo seu primeiro titular o Sr. REDUCINO SOARES DE CAMARGO. Em 1964 passou a cidade de Santo Antonio do Paraíso a denominar-se com a designação atual pela Lei 4.868 de 12 de maio.

Em 29 de Outubro de 1961, foi instalado oficialmente o Município de Santo Antonio do Paraíso, com a posse do primeiro Prefeito eleito pelo Voto Popular, o Sr. ALCIDES ALEIXO DE OLIVEIRA.

Possuem o Município dois núcleos urbanos: o da sede Municipal e Vila São Judas Tadeu (Ex-Aviação), originário esse nome do fato de ali ter sido instalado um pequeno campo pouso de em 1953, pelo proprietário das terras o Sr. ROMAO POLLY.

São Judas Tadeu foi elevado à categoria de Vila pela Lei no 4.964, de 18/11/1964 e instalado no Cartório de registro Civil em 12 de abril de 1965, sendo seu primeiro titular o Sr. SUZA DA SILVA FRANÇA.

Santo Antonio do Paraíso possui localização espetacular.

Santo Antonio do Paraíso fica às margens da Rodovia asfáltica PR-218. Pertencendo a Comarca de Congonhinhas, possui 01 Distrito Administrativo - São Judas Tadeu.

Localizado no Norte do Paraná, 680 metros acima do nível do mar.

PADROEIRO

- Santo Antonio (13/06)

DATA DE COMEMORAÇAO

- 25 DE JULHO

LIMITES

- NORTE: Nova Fátima
- SUL: São Jerônimo da Serra
- LESTE: Congonhinhas
- OESTE: Santa Cecília do Pavão e São Sebastião da Amoreira.
- SOLO: Terra Roxa

DISTANCIA A CAPITAL DA CURITIBA

- 460 kM

Aos Habitantes do Município dá o nome de "SANTOANTONIENSE"